15 de set. de 2011

Morre Manito ( Antônio Rosas Seixas) da banda Os Incríveis

Jovem Guarda-  Morre Manito -(  Antônio Rosas Seixas)(1943-2011), da banda Os Incríveis


Nascido em Vigo na Espanha, ele chegou ao Brasil com 9 anos. O pai tinha orquestra na Espanha e o contato com a música foi logo cedo: aos 5 anos. Começou como baterista. Com 18 anos, conheceu o saxofone.

Foi morar em São Paulo e, por quatro anos, esteve em Bauru, onde tocou por várias vezes no Templo Bar. Em seu extenso currículo, estão participações em gravações com Raul Seixas, Rita Lee, Zé Ramalho e até mesmo com a dupla sertaneja Leandro e Leonardo, no sucesso “Pense em Mim”. Participou junto ao “Jazz Quarteto” e também da banda Ultraje a Rigor como tecladista.

 

Com “Os Incríveis”, Manito permaneceu de 1962 até 1972.  Manito, que foi saxofonista da banda  e participou também da fundação do grupo de música instrumental "Saxomania".
 
Em 1982, o grupo se reuniu novamente, mas mais uma vez se separou em 1992. Com “Os Incríveis”, Manito passou pela Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Quando saiu da banda, chegou a montar o “Som Nosso de cada Dia”, conjunto que fez a abertura do show de Alice Cooper, no Brasil.

 

Na década de 80, mais ou menos, ele veio para Bauru atuar em um conjunto da região de Ibitinga, o musical  Pedras.
Nessa epóca, ele já não integrava mais Os Incríveis”. “Tocava no Templo Bar, nos bailes da cidade e em outros eventos e locais”.
Em Bauru, tocou com saxofone ‘Imagine’ na inauguração da Praça da Paz”.

Ele era extravagante, um músico tipo ‘Mozart’, era muito capaz, uma raridade. Sempre muito sorridente e alegre”.
Ele se viu obrigado a voltar para São Paulo, pois o centro da música era lá. Sempre foi muito solicitado para atuar nos demais diversos conjuntos”.

Outro ponto forte da personalidade marcante de Manito foi a humildade. “Ele era muito humilde. Quem chegava perto nem imaginava como ele era famoso”.

. Deixa cinco filhos: três do primeiro casamento, dois do segundo.
Manito sempre foi lembrado por solos inesquecíveis durante a Jovem Guarda, época em que "Os Incríveis" se firmaram como uma das mais importantes bandas do País.
Inspiraram e ainda inspiram muitos jovens com a sua música.


Manito tratava desde 2006 de um câncer na laringe, o que o afastou dos shows com o "Saxomania" devido ao duro tratamento de quimioterapia .
Em entrevista concedida ao Jornal da Cidade, em 2008, Manito falou de sua carreira e de suas inúmeras passagens em Bauru, cidade onde fez bons amigos e mostrou seu trabalho em bares, bailes da cidade e outros eventos diversificados.
Em Bauru, morou cerca de alguns anos ao lado de bons amigos, como Edevard Ziotto, mais conhecido como Badê, Luiz Ornelas e vários outros.

 


O tumor voltou em 2010. Em maio, ele foi operado. Mas já tinha feito radioterapia e a pele estava afetada, com dificuldade para cicatrizar, e ele tinha problemas hepáticos.
Manito faleceu  aos 68 anos,  vítima de um câncer na laringe , sexta-feira 9 de setembro de 2011, segundo Lucinha, mulher de Manito há 13 anos, ele morreu em sua residência na capital paulista
em casa.



O velório foi realizado no Cemitério Horto Florestal do Araçá, na zona oeste da cidade