23 de nov. de 2011

Por Onde Anda ....


GILLIARD


  09/08/2011




Sucesso nos anos 80, o cantor virou comerciante, faz shows em Angola a convite do presidente e lança CD com hits antigos.

 
17/04/2010 Os cantores Ritchie, Gilliard, Jerry Adriani e a saudosa Sylvinha Araújo participaram da "Roleta Russa", game da Tv Record com apresentação de Milton Neves.





2007- Chá da Tarde com o cantor no Buffet Palha de Trigo em Santos




Promoção Radio Saudade FM - 22/05/2009

DIA DO MÚSICO - 22 de Novembro



MÚSICA... SEMPRE MÚSICA

 

No início, a música era apenas rítmo marcado por primitivos com instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos .

Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz.

Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.


Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo  nas paredes da  Casa do tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também  gregos , gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros.

Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.

Por outro lado, a história de Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum, a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância.

Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado  Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da Via Ápia.

Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu colega íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía.

Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta ao fogo durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la.

Mas, seu primeiro golpe também falhou. Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo época em que Urbano I ocupava o papado.

Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir residira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.

Muito embora o Breviarium Romanum não faça menção alguma às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é  22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa.

A tradição conta que Santa Cecília  cantava com tal doçura, que um  anjo desceu do céu para ouvi-la.








Minha homenagem aos Músicos





A alma de um cantor
Lá do fundo do meu ser, ela grita
Um pedido de socorro, de paz, um consolo?
Não ...um simples desabafo!

Nos momentos perdidos, nas tardes sombrias. 
É na canção que ela acalma esta agônia.

Ela tem sentimentos, mas não há  expressão.
Ela ama  e não consegue cativar.
Só num suspiro profundo,
ela consegue , este grito soltar.

Enfin a alma grita, a alma se revela,
Na música,  a alma vive e se tranforma em obra,
uma obra admirada como  ela  nunca foi.
Uma obra que faz parte do sentimentos das pessoas.
como a própria alma nunca conseguiu fazer.

O que é a música ???
Minha alma , meu sentimento ?
Minha vida, minha expressão?
A música sou eu, forte gritando
como diz o poeta :
é a minha alma sangrando

O que é a Música???
Sou eu me transformando
cada nota musical é uma lágrima ,
cada nota musical é um sorriso,
cada nota musica é  amor .

Mas afinal o que é a música ???
Sou eu , até que enfim,  falando...
da única maneira que  consigo me comunicar:
Cantando ...
(autor desconhecido)