12 de jun. de 2011

CLIPS DE MUSICAS ANTIGAS BRASILEIRAS

















FLASH BACK MPB - só para ouvir

JOVEM GUARDA - Só para ouvir...

FLASH BACK INTERNACIONAL - clips















































































































































































































CANTORES BRASILEIROS (INTERNACIONAL)

PAUL DENVER :carlos Alberto de Souza MORRIS ALBERT: Maurício Alberto Kaisermann




MICHAEL SULLIVAN : Ivanilton de Souza Lima



DOM ELLIOT: Ralf Richardson da Silva(da dupla Chrystian e Ralf)



BANDALIGHT REFLECTION : B. Anderson, Marc Mane, Billy Rogers, Ricky Taylor.


CHRISTIE BURGH: Jessé ( também Tonny Stevens)


DAVE MACLEAN - Dave Maclean


PHOLHAS: Helio Santisteban, Paulo Fernandes, Oswaldo Malagutti, Wagner Bitão Benatti.


THE FEVERS: Almir, Libert, Lécio do Nascimento, Pedrinho, Cleudir, Jimmy Cruise, MIguel Plopschi, Luiz Claudio.



TERRY WINTER: Tommy Standen


DAVE MACLEAN : Dave Maclean


DAVE MACLEAN : Dave Maclean


STEVE MACLEAN:Hélio Costa Manso


TERRY WINTER: Tommy Standen


TERRY WINTER: Tommy Standen


CHRYSTIAN : José Pereira da Silva Neto (da dupla Chrystian e Ralf)


CHRYSTIAN :José Pereira da Silva Neto (da dupla Chrystian e Ralf)


Tony Stevens - Jessé

BANDA LEE JACKSON : Luiz carlos Malully, Marcos Maynard, Claudio Condé, Sergio Lopes, Marco Aurélio Bissi-



CLIP INTERNACIONAL LENTAS

                       











































CLIP INTERNACIONAL antigo





































SAMBA ANTIGO - só para ouvir

ARY SANCHES


Ari Sanches (Ariovaldo Sanches Lopes),


Cantor, nasceu em 16/06/1944 no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, onde poucos anos depois iniciou sua carreira, influenciado pela colônia italiana residente na região.


Do tradicional bairro paulista ao reduto dos melhores cantores da época foi um pulo.
Em 1965, durante uma apresentação no Restaurante Fasano, em São Paulo, Ari conheceu Roberto Carlos, ídolo da Jovem Guarda que já despontava com grandes sucessos.
A empatia entre os dois foi imediata e Roberto convidou Ari para participar, na semana seguinte, da estréia do primeiro programa da Jovem Guarda na Rede Record.

Todos os participantes do programa recebiam uma denominação criativa do Rei: Wanderléia era a ternurinha, Erasmo Carlos, o tremendão, e Ari ficou conhecido como a “granada romântica” porque, como contratado do Programa Jovem Guarda, interpretava com grande estilo as música italianas que faziam sucesso na época, simultaneamente ao movimento dos Beatles, rock e bossa nova.

Entre os prêmios que recebeu, está o troféu Chico Viola de cantor revelação de 1967. Nessa fase, gravou 6 LPs e vários compactos.Com o término da Jovem Guarda, Ari Sanches e outros conhecidos cantores da época foram levados por Silvio Santos, ainda na Rede Globo, para o programa Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos 1970 a 1973.

A carreira ainda lhe reservava surpresas. Em 1974, Ari foi contratado por um grupo de empresários para atuar internacionalmente.

Foram 12 anos viajando, especialmente para países da Europa, e diversas apresentações em navios.Até hoje, Ari viaja freqüentemente, tem seu trabalho respeitado e seus shows fazem muito sucesso em outros países.

Em 1986 voltou a trabalhar com Silvio Santos no programa Qual é a Música. Logo depois, em 1989, Ari montou seu próprio grupo musical – a Banda 4ª Dimensão – e, com o formato Baile Show, passou a realizar diversas apresentações por todo o país.




O casamento deu certo e a agenda do grupo é preenchida por apresentações em grandes eventos empresariais, festas temáticas, formaturas, casamentos e shows em geral.
Ary e a Banda 4ª Dimensão garantem o sucesso de qualquer evento, pois além do reconhecido talento artístico oferecem aos contratantes toda a estrutura necessária: equipamento técnico, som e iluminação, condução própria, repertório e guarda-roupa integrados ao caráter do evento.
Clientes como os Clubes Juventus, Círculo Militar, Monte Líbano e Ipê; os Hotéis Melià, e Transamérica; os Buffets França e Baiúca; e a Rede Alinea C são referências para os serviços de Ary e sua banda.







Algumas Músicas:


O Adeus (Wilson Teixeira)
E Eu Fiz Você Chorar (SergioReis)
Graças a Deus ( Sergio Reis)
A Lembrança de Um Amor Que Foi Meu (Deny-Luiz Wanderley)
Tema do Andarilho (Tom Gomes- Luiz Vagner )












JOVEM GUARDA - DORY EDSON

Antonio Dorival Angiolella

 
Nasceu em 26/08/1947, em São Paulo, no bairro da Liberdade. Iniciou a carreira por volta de 1959 com o nome de DORI ANGIOLELLA, assinando contrato com o selo Young, especializado em música jovem e versões.

Em 1960 lançou sua primeira gravação, “Danny Boy”, lado A de um disco 78 rpm, que trazia no lado B o cantor Marcos Roberto. Este disco também foi lançado em compacto simples de 45 rotações, que estava em teste no Brasil naquele momento.
Participou diversas vezes do programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, na TV Record.

Em 1966, transferiu-se para a gravadora Continental e lançou um compacto simples com as músicas “Veja se me Esquece” e “É Uma Brasa”.

Entre 1967 e 1968, o conjunto Os Caçulas lançou no disco, que levava o nome do grupo, duas músicas da autoria de Dori Edson e Marcos Roberto: “Tente perdoar” e “Tudo isso só eu sei”.

Em 1967, já na RGE, lançou seu primeiro LP. Nesse mesmo ano, Marcos Roberto lançou seu primeiro LP com onze músicas em parceria com Dori Edson. Nesse período, Dori lançou um compacto duplo pela Continental com as seguintes músicas: “O canguru”, “Veja se me esquece”, “Rosa Maria” e “Dá o dedinho”, todas de sua autoria. No período de lançamento da música “O Canguru”, Dori Edson e Marcos Roberto ofereceram um prêmio de 2 milhões de cruzeiros a quem lhes levasse um canguru vivo, que seria usado para promoção da referida música.

Em 1968, lançou seu segundo LP, com destaque para a música “Perto dos olhos, longe do coração”, que ficou várias semanas na parada de sucessos. Por essa época, Dori Edson tinha cerca de 100 composições, grande parte em parceria com Marcos Roberto, gravadas por diversos artistas da Jovem Guarda, entre os quais, Waldirene (”Você entendeu meu olhar”), Mário Marcos (”O brinquedinho”), Os Caçulas (”Tente perdoar”), Eduardo Araújo (”Nunca mais adeus”), etc.



Em 1973, teve a música “Separação”, com Jean Pierre, gravada por Jerri Adrani na CBS. Dori participou ativamente as comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda. Nos últimos tempos, já adoentado, vivia em Campinas.

Cantor de voz suave, Dori Edson foi, principalmente, um compositor de grande talento e sensibilidade. Ao lado do parceiro inseparável Marcos Roberto (que também anda doente), formaram uma grande dupla de compositores cujas canções traduziam perfeitamente o “feeling” do movimento Jovem Guarda. É deles o clássico “O Tremendão”, música-título do terceiro LP de Erasmo Carlos e que pegou como apelido para ele pelo resto da vida.

Como cantor, Dori Edson emplacou poucos sucessos radiofônicos, porém, a juventude brasileira jamais esquecerá músicas como “Veja Se Me esquece” (1966), “Perto Dos Olhos, Longe Do Coração” (1968), “Fingimento” (1967) e “Antigas Namoradas” (1973), seu último grande hit.

Faleceu na manhã de terça-feira(26/08), vitima de uma parada cardíaca, o cantor DORI EDSON, que já vinha doente há algum tempo e que também participou ativamente do movimento Jovem Guarda. E faleceu exatamente no dia do seu aniversário!
Dori foi sepultado no Cemitério dos Amarais, em Campinas,na quarta-feira.




Discografia:
  • 1968) Dori Edson • RGE • LP
  • (1967) Dori Edson • RGE • LP
  • (1967) O canguru/Veja se me esquece/Rosa Maria/Dá o dedinho • Continental • CD
  • (1966) Veja se me esquece/É uma brasa • Continental
  • (1960) Danny Boy • Young • 78

Fontes
-http://kiminda.wordpress.com/2008
-Dicionário Cravo Albin da MPB



JOVEM GUARDA - ERASMO CARLOS

Erasmo Esteves nasceu no bairro da Tijuca na Zona Norte do Rio de Janeiro em 05/06/41 , sua mãe saiu da Bahia grávida de um homem que não quis assumir a paternidade.

Erasmo conhecia Sebastião Rodrigues Maia (que mais tarde seria conhecido como Tima Maia) desde a infância, entretanto a amizade só viria na adolescência por conta da febre doRock and Roll.


Em 1957,  Tim Maia montou a banda The Sputniks, os membros da banda eram Tim, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos.
Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito, Wellington desistiu da carreira musical, o único remanescente era Arlênio que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade e José Roberto, conhecido como "China" para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock".

Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim Maia em seus respectivos shows.

Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava da letra da canção Hound Dog, sucesso na voz de Elvis Presley, então Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que possuiria tal letra, pois este era um grande fã de Elvis, Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marylin Monroe, torciam para o Vasco da Gama.

Quando fazia parte do The Snakes, Tima Maia ensinou Erasmo a tocar violão.
O The Snakes chegou a acompanhar, o cantor Cauby Peixoto em sua inusitada passagem pelo rock, na gravação de "Rock and Roll em Copacabana" de 1957 e no filme "Minha Sogra é da Polícia" (1958), onde o cantor interpreta a canção "That's Rock" composta por Imperial.
Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial.

Com a chegada da Bossa Nova, Erasmo também se deixou influenciar pelo gênero, Roberto chegou a se tornar crooner cantando Bossa nova, bastante influenciado por João Gilberto.
Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte do banda Renato e Seus Blu Caps.

Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Preslley.
Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".

Em 1966, Erasmo, Eduardo Araújo e Carlos Imperial  foram acusados de corrupção de menores, contudo ele e os demais foram inocentados.

Com o término do programa, entrou em crise, mas conseguiu se recuperar com a ajuda de seu parceiro Roberto Carlos e de sua esposa, Narinha. Nessa fase de transição fez sucesso cantando" Sentado a Beira do Caminho" e "Coqueiro Verde", Roberto e Erasmo eram criticados por cantar e compor Rock e de serem americanizados, Coqueiro Verde foi o primeiro samba-rock gravado por Erasmo.
Chegou a dividir uma apartamento com Jorge Ben Jor, apontado com um dos criadores do estilo, no Bairro do Brooklin em São Paulo.



O disco Erasmo Carlos e os Tremendões já é um trabalho transitório na carreira do artista. O LP, de 1969, traz interpretações muito peculiares de canções de compositores da MPB, como "Saudosismo", de caetano Veloso e "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (lançada no filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa em que Erasmo atua com Roberto e Wanderléa) e "Teletema" (canção originalmente interpretada por Regininha, sucesso por ter sido tema da novela Véu de Noiva, da Rede Globo), de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, além da primeira gravação de "Sentado à Beira do Caminho".


Na década de 70, Erasmo assina com a Polydor. A primeira metade da década mostra o Tremendão num estilo bem diferente da Jovem Guarda. Influenciado pela cultura Hippie e pelo soul, lança Carlos, Erasmo em 1971. O disco, que abre com "De Noite na Cama", escrita por Caetano Veloso especialmente para ele, traz um polêmica ode à maconha.

O existencialismo prossegue em seus outros LPs dos anos 70: 1941-1942- Sonhos e Memórias, 1990 Projeto Salva Terra e Bandas dos Contentes. "Sou uma Criança, Não Entendo Nada", "Cachaça Mecânica" e "Filho Único" são algumas canções de destaque no período. Pelas Esquinas de Ipanema, seu LP de 1978, inclui uma impactante canção que denuncia o descaso do homem com a ecologia: "Panorama Ecológico".
Participou dos filmes Roberto Carlos a 300 Quilometros po Hora (1971), de Roberto Faria; e Os Machões (1972), dirigido por Reginaldo Faria, que também atuou no filme.


Erasmo Carlos começa os anos 80 com um projeto ambicioso.Erasmo Convida é um pioneiro projeto no Brasil. Foram 12 canções interpretadas em dueto com artistas como Nara Leão, Maria Bethâina,Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, ,Jorge Ben Jor e Caetano Veloso. A faixa de abertura do álbum foi a que teve maior destaque nas rádios: "Sentado à Beira do Caminho", com Roberto Carlos.


No ano seguinte, o LP Mulher tem uma grande repercussão com as canções "Mulher (Sexo Frágil)" (escrita com sua mulher, Narinha), "Pega na Mentira" e "Feminino Coração de Deus" (de Sérgio Sampaio). O sucesso na mídia, que continuou com Amar Pra Viver ou Morrer de Amor (1982), trouxe uma cobrança para Erasmo: assim como o parceiro Roberto Carlos (no auge do sucesso), ele deveria lançar um trabalho inédito todos os anos. "Lentinha, para tocar no rádio", como disse o cantor ao relembrar seus discos na época. Embora seja a década com mais lançamentos de trabalhos novos, Erasmo tem algumas ressalvas sobre os seus discos a partir da segunda metade da década - Buraco Negro(1984), Erasmo Carlos (1985), Abra Seus Olhos (1986) e Apesar do Tempo Claro...(1988). O disco de 1988 seria seu último
                                                       na Polydor (selo da POlygram, hoje Universal Music).


Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que numa participação especial diminuta, no coro da versão brasileira de "We Are the World" , o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a Áfriaca . O projeto Nordeste Já ( 1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções "Chega de Mágoa" e "Seca d'Água". Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi, no entanto, criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.


Em 1989, ele ainda faria o álbum ao vivo  Sou uma Criança, com participações de Léo Jaime e dos grupos Kid Abelha e João Penca e Seus Miquinhos Amestrados  e lançados pela pequena gravadora SBK.

 

 

Anos 90

Nos aonos 90, o trabalho de Erasmo apareceu de forma bissexta na canção. Além de sempre assinar com Roberto Carlos as canções feitas para seus discos anuais, ele lançou dois discos. Homem de Rua, lançado pela Sony Music em 1992, chegou a ter repercussão com a faixa-título, que fez parte da trilha da telenovela De Corpo e Alma.
Outra gravação de destaque foi "A Carta", na qual Erasmo cantou com Renato Russo



Em 1995, ele voltou a ter destaque nas comemorações dos trinta anos da Jovem Guarda, que rendeu discos e shows. No ano seguinte, Erasmo gravou o álbum É Preciso Saber Viver, com regravações de canções de seu repertório. O destaque foi para "Do Fundo do Meu Coração", dueto com Adriana Calcanhoto.

 



Em 2001 Erasmo voltaria a lançar o disco " Pra Falar de Amor" que  traz interpretações dele para canções apenas suas, além de cançòes de Kiko Zambianki e Marcelo Camelo.


O destaque é "Mais um na Multidão", dueto com Marisa Monte e de autoria de Erasmo Carlos, Marisa Monte e Carlinhos Brown. No ano seguinte, ele lançou seu primeiro DVD ao vivo, além de um CD duplo.

No início de 2004, ele lançou seu trabalho mais autoral: Santa Música, com doze canções de autoria apenas de Erasmo Carlos. Além da faixa-título, destaca-se a faixa "Tim", feita em homenagem a Tima Maia.

Em 2007, Erasmo novamente lançou um disco no qual recebe convidados. Erasmo Convida, Vol.II apresenta novos encontros musicais em que Erasmo interpreta parcerias dele com Roberto. Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, Simone, Marisa Monte, MIlton Nascimento e as Bandas Skank e Chico Buarque e LOs Hermanos estão entre os convidados.


A faixa de maior destaque nas rádios é "Olha", cantada com Chico Buarque, e tema da novela das 21 horas, Paraíso Tropical, da Rede Globo.




Também em 2007, Erasmo compôs a faixa de abertura de SóNós, o segundo disco-solo da vocalista do Kid Abelha, Paula Toller.


No dia 5 de junho de 2009, no dia em que completou 68 anos, Erasmo lançou, pela sua gravadora Coqueiro Verde, o CD Rock'n'Roll, uma homenagem ao gênero que mais o influenciou, com 12 composições próprias, sendo 7 em parceria: Nando Reis (em "Um beijo é um tiro" e "Mar vermelho"), Nelson Motta (em "Chuva ácida" e "Noturno Carioca"), Chico Amaral (em "Noite perfeita" e "A guitarra é uma mulher"), e Liminha e Patricia Travassos (em "Celebridade").

Destaque também para "Olhar de mangá", na qual Erasmo cita nomes de 52 personalidades femininas (reais ou fictícias), a canção é inspirada nas expressões faciais usada no quadrinhos japoneses (os chamados manguás.

Em 2010, Erasmo compôs em parceira como Eduardo Lages e Paulo Sergio Valle um Samba Enredo para a GRES Beija-Flor, que anunciou um enredo sobre Roberto Carlos para 2011, porém, o samba composto por Erasmo não passou nas eliminatórias, a canção escolhida foi "A Simplicidade de um Rei", que tem como um dos co-autores, JR Beija-Flor, filho do intérprete da Escola, Neguinho da Beija-Flor.

 

 

DISCOGRAFIA

(2007) Erasmo Carlos convida II • Indie Records • CD
(2004) Santa música • Indie Records • CD
(2002) Erasmo Carlos ao vivo • Abril Music • CD
(2001) Pra falar de amor • Abril Music • CD
(1996) É preciso saber viver • Polygram • LP
(1992) Homem de rua • Sony • LP
(1989) Sou uma criança-Erasmo ao vivo • EMI-Odeon • LP
(1988) Apesar do tempo claro • Polydor • LP
(1986) Abra os seus olhos • Polydor • LP
(1985) Erasmo Carlos • Polydor • LP
(1984) Buraco negro • Polydor • LP
(1982) Amar para viver ou morrer de amor • Polydor • LP
(1981) Mulher • Polydor • LP
(1980) Erasmo Carlos convida • Polydor • LP
(1978) Pelas esquinas de Ipanema • Polydor • LP
(1976) Banda dos contentes • Polydor • LP
(1974) 1990-Projeto Salva Terra • Polydor • LP
(1972) Sonhos e memórias-1941-1972 • Polydor • LP
(1971) Carlos, Erasmo... • Philips • LP
(1970) Erasmo Carlos e os tremendões • RGE • LP
(1968) Cara feia pra mim é fome • RGE • Compacto Duplo
(1968) Para o diabo com os conselhos de vocês/Todas as mulheres do mundo
(1968) Erasmo Carlos • RGE • Compacto Duplo
(1968) O maior amor da cidade/Baby, baby • RGE • Compacto simples
(1968) Erasmo Carlos • RGE • LP
(1967) O Tremendão/Bilhetinho • RGE • Compacto simples
(1967) O Tremendão • RGE • LP
(1967) Vem quente que eu estou fervendo/O dono da bola • RGE • Compacto simples
(1967) Caramelo/O ajudante do kaiser • RGE • Compacto simples
(1967) Erasmo Carlos • RGE • LP
(1967) Capoeirada/Nenêm corta essa • RGE • Compacto simples
(1966) Alô benzinho/Sou feliz com a mamãe • RGE • Compacto simples
(1966) Deixa de banca/Você me acende • RGE • Compacto simples
(1966) Você me acende • RGE • LP
(1966) O pica pau/É duro ser estátua • RGE • Compacto simples
(1966) Erasmo Carlos • RGE • Compacto Duplo
(1966) A carta/Gatinha manhosa • RGE • Compacto simples
(1965) Festa de arromba/Sem teu carinho • RGE • Compacto simples
(1965) A pescaria/No tempo da vovó • RGE • Compacto simples
(1965) A pescaria • RGE • LP
(1964) Jacaré/Terror dos namorados • RGE • Compacto simples
(1964) Minha fama de mau/Amor doente • RGE • Compacto simples
 
Shows:
XVII Prêmio Shell de Música Popular Brasileira. RJ.


Fonte :
Dicionário Cravo Albin da MPB